Amanhã, 7, pelas 17h, vai ser inaugurado o novo sistema de computação avançada da Infraestrutura Nacional de Computação Distribuída (INCD), que ficará alojado no Centro de Dados da Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), sito no edifício dos Serviços Comuns. Estarão presentes o vice-presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Francisco Santos, o Conselho Diretivo da INCD (João Nuno Ferreira, José Barateiro e Nuno Castro) e o vice-reitor para a Investigação, Eduardo Rosa.

Com uma capacidade de processamento de 5000 CPU cores (o equivalente a cerca de 500 computadores pessoais de última geração em execução simultânea), este novo sistema tem uma capacidade de armazenamento de quatro Petabytes e está interligado por uma rede Infiniband HDR de 200 Gbps, uma tecnologia de rede de elevada performance, garantindo uma largura de banda extremamente grande com latências muito baixas.

Com esta nova configuração, o sistema de computação avançada da INCD vai permitir o armazenamento de grandes volumes de dados e lidar com tarefas computacionais intensivas. A INCD faz parte da Rede Nacional de Computação Avançada (RNCA), que disponibiliza um conjunto de serviços de computação avançada às comunidades de investigação, tecnologia e inovação/indústria em Portugal.

Esta inauguração está integrada na programação do Encontro da RNCA, que decorrerá nos dias 7 e 8 na UTAD.

Texto: Patrícia Posse