É já amanhã, dia 15, pelas 16h30, que acontece a edição 2023 do “UTAD Alumni Wine & Cheese Collection”, um evento que contará com a presença da Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, e que terá lugar na nova adega da academia transmontana.

A coleção deste ano inclui, pela primeira vez, um vinho e um queijo nascidos além-fronteiras, o que representa a internacionalização da marca “Alumni UTAD”. Criado por Luís Teixeira na Áustria, o vinho tinto será harmonizado com o queijo de ovelha de Inês Vilarinho. O vinho branco, da enóloga Patrícia Peixoto, será combinado com o queijo de cabra, produzido em Espanha por Paulo Martins. Da autoria de Daniel Fraga Fomes, o espumante será degustado com o queijo de vaca criado por Marta Santos, enquanto o vinho do Porto, do enólogo Carlos Alves, será acompanhado por um doce regional.

A degustação deste lote premium será antecedida de um programa matinal de três workshops dedicados à produção de queijo fresco, à prova de vinhos e ao espumante.

Depois de (a)provados os sabores e os néctares, os protagonistas desta 6ª edição vão desafiar ex-colegas a assumir o mesmo compromisso para a próxima “UTAD Alumni Wine & Cheese Collection”.

Texto: Patrícia Posse