1

Investigadora da UTAD moderou workshop da Comissão Europeia sobre pensamento crítico na ciência

“O pensamento crítico é uma mais-valia para a ciência/investigação e para a política científica, num contexto de mudanças rápidas, complexas, incertas?” Foi uma das questões lançadas por Caroline Dominguez, investigadora da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), no workshop anual do Centro Comum de Investigação (JRC – Joint Research Centre). Realizado na cidade italiana de Ispra, este evento reuniu mais de uma centena de participantes, de 21 a 23 de novembro.

Esta participação exemplifica o compromisso da UTAD em promover o pensamento crítico não apenas dentro da universidade, mas também em fóruns internacionais. A sessão despertou, na audiência, um grande interesse e discussão”, refere.

No segundo dia dos trabalhos, Caroline Dominguez moderou a sessão “O valor do pensamento crítico na e para a política científica”, proferida por Ronald Barnett, professor emérito da University College London.

As universidades devem promover uma compreensão interdisciplinar e cultivar o pensamento crítico em todas as suas dimensões, tanto na investigação como nos currículos. Já a política científica deve promover um ambiente onde os paradigmas possam ser questionados, incentivando a colaboração interdisciplinar e entre os stakeholders, a transparência e as considerações éticas. Além disso, envolver o público é tão essencial como promover a comunicação de ciência para firmar a confiança entre a comunidade científica e a sociedade”, sublinhou a investigadora da academia transmontana.

A Comissão Europeia proclamou 2023 como o Ano Europeu das Competências, onde se inclui o pensamento crítico. A UTAD tem sido pioneira na sua promoção, contribuindo para uma mudança de paradigma no processo de ensino-aprendizagem. Desde 2012 que foi criada uma comunidade de aprendizagem e investigação – webPACT – para promover a reflexão e a partilha constante de boas práticas de ensino, aprendizagem e investigação.

Como parte integrante do Programa-Quadro ‘Horizonte 2020’, o Centro Comum de Investigação (JRC) é uma entidade de investigação ao serviço da Comissão Europeia que tem como objetivo proporcionar apoio e aconselhamento técnico-científico independente, apoiando as políticas da União Europeia para impactar positivamente a sociedade.

Texto: Patrícia Posse

Fotografia: Direitos Reservados