“Piano-Mar” é o nome do espetáculo que vai ser levado à cena amanhã, 30, no Teatro de Vila Real, pela mão de trinta imigrantes. A grande maioria frequenta (ou já concluiu) uma formação superior na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Este envolvimento dos nossos estudantes internacionais na comunidade de Vila Real é a prova de que trabalhamos para que a integração não se limite ao contexto académico, fazendo-os sentir que a UTAD é um destino universitário cada vez mais global, multicultural e inclusivo”, sublinha o vice-reitor para a Internacionalização, Luís Ramos.

Desde 2000 na academia transmontana, a são-tomense Maribela Barbeiro integra o elenco de “Piano-Mar”. “Conclui este ano a licenciatura em Teatro e Artes Performativas e quando vi o nome do projeto – Migrantes – chamou logo a minha atenção e também o nome do próprio encenador – Ángel Fragua –, com quem já trabalhei numa outra peça. Então, não queria desperdiçar a oportunidade de aprender mais.”

Sempre atenta a formações e experiências que lhe permitam “adquirir mais conhecimento além do que aprendeu na UTAD”, Maribela começou a participar nos ensaios em meados de outubro e a experiência tem sido memorável. “Estou a gostar imenso deste projeto. Tenho-me divertido muito e aprendido imenso”, revela.

Maribela Barbeiro garante que, amanhã, ao abrir do pano, a plateia poderá esperar “uma fusão de diferentes culturas”.

Música, dança, ilustração e teatro num espetáculo transnacional

A estreia de “Piano-Mar” vai permitir que as comunidades migrantes em Vila Real protagonizem um projeto que pretende promover, através das artes performativas, a inclusão, a diversidade e a compreensão multicultural.

Sob a orientação do encenador Ángel Fragua e a direção musical de Victor Hugo Ribeiro, o espetáculo reúne três dezenas de participantes, oriundos de países como Andorra, Angola, Argentina, Brasil, Colômbia, Guiné-Bissau, Irão, Moçambique, Nigéria, Ucrânia, Uruguai, São Tomé e Príncipe, com e sem experiências artísticas prévias.

O espetáculo começa às 21h30, no grande auditório do Teatro de Vila Real e a entrada é gratuita.

Texto: Patrícia Posse