A 10.ª edição do Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola celebrou os avanços notáveis no setor agrícola, agro-alimentar e florestal nacional, destacando projetos que têm a sustentabilidade como preocupação.

Um dos grandes vencedores da noite foi o projeto TrunkBioCode, distinguido na categoria Resposta a Stresses Bióticos e Abióticos. “É sempre um orgulho receber um prémio que reconhece o nosso trabalho, mais ainda por uma instituição como o Crédito Agrícola que avalia o potencial da tecnologia vir a servir o setor agrícola, de uma forma sustentável”, refere a docente da UTAD, Paula Lopes Martins.

Este biossensor de DNA, desenvolvido pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em colaboração com a REQUIMTE, o Instituto Superior de Agronomia, a Faculdade de Ciência da Universidade de Lisboa e o Instituto de Ciências de la Vid y el Vino (Espanha), é utilizado na deteção das Doenças do Lenho em Videira (DLV) in loco, com uma quantidade ínfima de material vegetal, preservando a viabilidade das plantas.

“O projeto TrunkBioCode torna-se assim mais visível na comunidade onde pode realmente fazer a diferença” sublinha Paula Lopes Martins.

A tecnologia resultante – biossensor de DNA – foi recentemente licenciada à empresa Biosensor Ntech, evidenciando o potencial prático e comercial do projeto.

A cerimónia de entrega de prémios, realizada no auditório da Torre do Tombo, Lisboa, contou com a presença da Ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, e do Presidente do Grupo Crédito Agrícola, Licínio Pina.

Texto: Helena Margarida

Fotografia: Direitos Reservados