1

UTAD reforça investigação em Ciências Médicas com participação no RISE-Health

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) integra o RISE-Health, uma nova unidade de investigação em Ciências Médicas que reúne 500 investigadores de oito universidades portuguesas.

A UTAD terá um polo de gestão designado RISE-Health@UTAD e que será “de uma importância primordial para o desenvolvimento de investigação em Ciências Médicase também para a criação de interações com outras áreas de investigação da UTAD como a enfermagem, a genética clínica, a nutrição clínica e o exercício físico clínico“, refere Raquel Chaves presidente da Escola de Ciências da Vida e do Ambiente da UTAD e interlocutora desta nova unidade.

Com sede na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) o RISE-Health integrará mais de 500 doutorados com múltiplas origens académicas e competências diversificadas, focados na investigação clínica e de translação, na saúde digital e inteligência artificial, nas biotecnologias e na inovação biomédica, na saúde da comunidade e na investigação em enfermagem.

Esta é uma iniciativa resultante da vontade estratégica unânime das respetivas instituições, que permitirá um incremento natural de massa crítica, além de proporcionar maiores sinergias multi e interdisciplinares, resultando numa grande abrangência científica e num aumento de coesão territorial entre o litoral e o interior do país.

O RISE-Health irá trabalhar em parceria com o Centro Académico Clínico de Trás-os-Montes e Alto Douro, Dr. Nuno Grande, envolvendo também a Unidade de Saúde Local de Trás-os-Montes e Alto Douro e os Agrupamentos de Centros de Saúde (USLTMAD) (ACES) de Trás-os-Montes – Alto Tâmega e Barroso, do Douro I – Marão e Douro Norte, e do Douro II – Douro Sul.

Texto: Helena Margarida