1

UTAD assinou protocolo colaborativo com a Liga Portuguesa Contra o Cancro

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e a Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte (LPCC-NRN) assinaram um protocolo colaborativo para desenvolver políticas centradas no voluntariado e em projetos conjuntos que visem o bem-estar dos pacientes e dos seus familiares.

A cerimónia de assinatura contou com a presença do Vice-Reitor da UTAD, Eduardo Rosa, e do Secretário-Geral da LPCC-NRN, Fernando Ribas, firmando o compromisso mútuo em melhorar o apoio aos doentes oncológicos e às suas famílias.

O protocolo permitirá ainda consolidar outros serviços da LPCC, como é o caso da Educação para a Saúde, Formação, Investigação e Projetos conjuntos.

Eduardo Rosa, Vice-Reitor da UTAD, salientou a importância do protocolo assinado, realçando a necessidade de sensibilizar não apenas a comunidade académica, mas também as escolas do ensino básico e secundário para questões relacionadas com o cancro, álcool e drogas entre os jovens. O Vice-Reitor da UTAD destacou a importância de combater os fatores de risco, como tabaco e álcool, “que contribuem significativamente para o aumento da incidência de cancros”. Além disso, frisou o papel da UTAD na investigação sobre o cancro, saúde preventiva e qualidade de vida, reconhecendo os desafios das alterações climáticas e a exposição solar na saúde.

O Secretário-Geral da LPCC-NRN, Fernando Ribas, sublinhou a relevância da parceria com a UTAD, reconhecendo-a “como uma das universidades mais dinâmicas e jovens”. Enfatizou a necessidade de promover a saúde, prevenir doenças e humanizar os serviços de apoio aos doentes oncológicos. Além disso, realçou o compromisso da LPCC em “apoiar a investigação, fornecer formação aos profissionais de saúde e oferecer suporte aos doentes durante e após o tratamento”.

Esta parceria entre a UTAD e a LPCC já vem a implementar, de há uns anos a esta parte, ainda que informalmente, diversas atividades de sensibilização no campus, nomeadamente de prevenção do cancro de pele e da mama (outubro rosa) e peditório anual. 

A par destas iniciativas, só no presente ano letivo 2023/2024, mais de uma dezena de voluntários da comunidade académica (docentes, funcionários, estudantes e alumni) disponibilizam o seu tempo a ações de voluntariado no Centro Oncológico da Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro, encontrando-se mais 20 voluntários em formação.

Texto: Helena Margarida