Na próxima assembleia geral da rede CRUSOE – Conferência de Reitores das Universidades e Institutos Politécnicos do Sudoeste da Europa, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vai propor a criação de um novo grupo de trabalho dedicado à transição ecológica e desenvolvimento Sustentável. Esta foi uma das resoluções que saiu da reunião de ontem, 21, com o presidente executivo da Secretaría General Técnica da rede CRUSOE, Salustiano Mato de la Iglesia.

Além do balanço da participação da UTAD na CRUSOE, a reunião de trabalho serviu para preparar o lançamento de novos projetos a aprovar na assembleia agendada para maio, na Cantábria [Espanha]. A sessão contou ainda com a presença do reitor Emídio Gomes, dos vice-reitores Eduardo Rosa, Jorge Ventura e Luís Ramos e do pró-reitor para a Modernização Digital, João Paulo Moura.

No âmbito desta rede de instituições de Ensino Superior, a UTAD lidera uma candidatura na área do património cultural – “Heritage Value Chain for Capacity Building and Investments (Capacity Building Strand 2b under the Interregional Innovation Investments (I3) Instrument)” – e está envolvida em vários grupos de trabalho (património cultural digital, bioeconomia e biotecnologia para um crescimento azul, mobilidade, transporte inteligente e energia sustentável, tecnologias promotoras de uma sociedade digital).

Rede CRUSOE

Desde junho que a UTAD integra a comissão executiva da rede CRUSOE – Conferência de Reitores das Universidades do Sudoeste da Europa. Trata-se de uma associação internacional e sem fins lucrativos, composta pelas Universidades da Galiza, de Castela-Leão, das Astúrias, de Cantábria e das regiões Norte e Centro de Portugal. Com um total de 29 instituições de Ensino Superior, a rede CRUSOE integra mais de 150 grupos de investigação de referência nacional em Espanha e Portugal e quase 240 000 alunos distribuídos por mais de 40 campus (quatro dos quais classificados como de excelência internacional). A rede CRUSOE promove novos projetos no espaço macrorregional do Sudoeste Europeu, contribuindo para o seu desenvolvimento territorial e especialização inteligente.

Texto: Patrícia Posse