foto sala mundus

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) disponibiliza, a partir de agora, uma “Sala de Estudo Mundus”, um espaço de apoio ao estudo para potenciar o sucesso académico e contribuir para a plena integração dos estudantes internacionais na comunidade académica.

Com 30m², este espaço estará aberto a todos os estudantes da UTAD com interesse em aprofundar conhecimentos, nomeadamente nas disciplinas estruturantes das áreas científicas e tecnológicas (matemática, estatística, física, química, biologia, etc.). Contudo, sempre que seja necessário, o apoio pedagógico será extensível a outras áreas do saber.

Localizada no University Center, a “Sala de Estudo Mundus permitirá, aos estudantes, diferentes opções: estudo acompanhado, com recurso à tutoria de outros estudantes; aulas de explicação ministradas por professores voluntários e organizadas por Unidade Curricular ou microunidades temáticas organizadas por matérias consideradas prioritárias para a recuperação e o nivelamento de conhecimentos.

Esta nova valência surge para dar resposta a uma necessidade sentida e comunicada por um grupo de estudantes internacionais que, de modo espontâneo e informal, se tem reunido ao fim-de-semana para estudar e tirar dúvidas com alguns colegas portugueses e brasileiros. Percebeu-se, assim, a urgência de encontrar um espaço físico permanente para que pudessem desenvolver as suas atividades de estudo e de aprendizagem, usufruindo de mais apoio tutorial.

A reitoria, através das vice-reitorias para a Internacionalização e para a Educação, acolheu este pedido e começou a trabalhar com o representante desses alunos, Mateus Machanguana, no sentido de disponibilizar uma sala para essas atividades, mas também de assegurar o apoio pedagógico de alguns docentes e de outros estudantes”, explica o reitor Emídio Gomes.

Além de combater o insucesso e o abandono escolar, a “Sala de Estudo Mundus” favorecerá o acolhimento e a integração dos estudantes internacionais, reforçando os laços de solidariedade no interior da academia e o espírito de comunidade.

Alguns estudantes internacionais e docentes que vão prestar apoio na “Sala de Estudo Mundus”, os vice-reitores Jorge Ventura e Luís Ramos e as pró-reitoras Carla Amaral e Cristina Saraiva marcaram presença na sessão inaugural que decorreu hoje, 28.

Texto: Patrícia Posse