xii jornadas internacionais suinicultura

Partilhe

[Imprimir]

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) recebe, nos dias 15 e 16 de março, a XII edição das Jornadas Internacionais de Suinicultura da Associação Internacional de Estudantes de Agricultura e Ciências Relacionadas (IAAS-UTAD), evento que celebra 25 anos de debate e atualização sobre os temas mais relevantes da produção suína.

“Estas jornadas são um marco e uma referência no panorama dos eventos técnico-científicos do sector em Portugal. São um desafio extraordinário, pois a suinicultura tem pouca representatividade no Norte de Portugal”, refere Divanildo Monteiros, docente no departamento de zootecnia da UTAD.

São 25 anos “só possíveis pela extraordinária capacidade dos membros da IAAS-UTAD e a disponibilidade dos Alumni UTAD em voltarem a “Casa”. O docente do departamento de zootecnia destaca ainda o contributo dos cerca de 100 Alumni UTAD a trabalhar no setor que, com o seu saber, fazem deste setor uma referência na produção agro-alimentar do país. “Possa a UTAD fazer juz aos seus Alumni e continuar, no futuro, a trabalhar e a melhorar o seu ensino e formação em suinicultura”, conclui.

“Sustentabilidade na Suinicultura: Desafios e Soluções” é o tema central destas Jornadas Internacionais que irão reunir alunos, profissionais e especialistas de renome nacional e internacional para discutir os principais desafios e oportunidades do setor, “um dos mais importantes da produção animal em Portugal”.

O programa compõe-se de palestras, mesas redondas e workshops onde serão abordadas temáticas diversas como as políticas para o setor; sustentabilidade económica e ambiental; nutrição animal e matérias-primas; suinicultura de precisão e tecnologias associadas, sanidade e maneio geral.