Foto entrega Prémio Alumni a Lídia Monteiro

É a primeira vez que a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) atribui o prémio Alumni, uma distinção honrosa pelo mérito profissional e cívico dos/as antigos/as estudantes. O galardão foi entregue a Lídia Monteiro, que se confessou “profundamente honrada e grata com a distinção”.

Licenciada em engenharia agrícola pela UTAD e com formação executiva em gestão e marketing pela “ESADE Business School” [Barcelona] e em marketing digital pela Universidade Católica de Lisboa, Lídia Monteiro é, desde 2023, vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, com os pelouros do marketing e mercados, redes e conectividade, relações internacionais e equipas do turismo no estrangeiro. A promoção nacional e internacional do País enquanto destino turístico e o apoio à internacionalização das empresas turísticas nacionais são da sua responsabilidade. De 2014 a 2023, foi diretora coordenadora da Direção e Apoio à Venda do Turismo de Portugal, dedicando-se à promoção turística de Portugal e tendo a seu cargo os departamentos de comunicação e marketing digital e o marketing territorial e negócios.

Anteriormente, Lídia Monteiro assumiu o cargo de diretora de comunicação no Turismo de Portugal e no Automóvel Clube de Portugal e foi coordenadora no Instituto de Comércio Externo de Portugal. A alumna da UTAD integrou ainda diversas comissões interministeriais e órgãos diretivos. Atualmente, é presidente do conselho consultivo da Fundação Côa Parque e membro da Comissão de Certificação dos Caminhos de Santiago em Portugal. Com uma vasta experiência em marketing e comunicação, Lídia Monteiro tem sido responsável pelas campanhas mais premiadas de promoção turística do País. Foi eleita Personalidade de Marketing do Ano em 2018 e Marketeer do Ano em 2022, pela revista “Meios & Publicidade”. A atribuição do prémio Alumni UTAD vem também reconhecer o seu percurso profissional e cívico, nomeadamente pelo seu contributo para o desenvolvimento do setor do turismo.

Anualmente, o prémio Alumni UTAD será entregue a um/a antigo/a aluno/a que se tenha distinguido pelo seu percurso, seja a nível nacional ou internacional, e que, sendo uma referência para os seus pares e para a sociedade, contribua para a consolidação da imagem da academia transmontana enquanto referência formativa.

Texto: Patrícia Posse

ODS 4