Foto sobre o Programa de Tutoria

O Programa de Tutoria Mentoria (PTM) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) celebra, este ano letivo, o seu 8.º aniversário. Implementado com o objetivo de apoiar a integração académica e social dos estudantes que ingressam na UTAD pela primeira vez, incluindo todos os do 1.º ciclo e mestrado integrado, bem como estudantes em mobilidade, e internacionais de 2º e 3º Ciclos que assim o desejem, tem sido um grande contributo para um percurso universitário bem-sucedido.

“Temos orgulho em dizer que nosso Programa tem tido um impacto positivo na vida dos estudantes, contribuindo não apenas para a sua integração na Universidade, mas também para o desenvolvimento de competências académicas e sociais, e para o seu sucesso académico”, refere a Pró-reitora para o Ensino e Qualidade, Carla Amaral.

Apoiado pelos resultados do Observatório Permanente do Abandono e Promoção do Sucesso Escolar (OPAPSE), e com a ação próxima dos mentores e tutores junto dos estudantes, o PTM procura identificar e intervir precocemente em situações de insucesso académico, reduzindo o abandono e promovendo o sucesso dos estudantes.

Atualmente, o programa conta com a participação de 198 tutores e 304 mentores, que acompanham e apoiam os cerca de 1500 estudantes que ingressaram pela primeira vez na UTAD. A sua ação voluntária é fundamental para o sucesso do programa, proporcionando aos novos alunos um acompanhamento personalizado e uma rede de apoio essencial na sua adaptação à vida académica.

Ao longo do ano letivo, o programa oferece diversas atividades de formação e desenvolvimento de competências para os tutores e mentores. A formação de mentores, os workshops para tutores e mentores, e o plano de Soft-Skills da UTAD são alguns dos exemplos.

Texto: Helena Margarida

ODS 1 ODS 3 ODS 4 ODS 5 ODS 10