imagem do evento psico-oncologia

Explorar as questões relacionadas com o impacto do cancro e as novas abordagens, desde a saúde na doença à doença em fim de vida, é o principal objetivo da 2ª edição das Jornadas de Psico-Oncologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). O evento, que se realiza de 13 a 15 de maio, é de participação gratuita.

“Estas jornadas representam uma oportunidade valiosa para profissionais e estudantes aprofundarem os seus conhecimentos sobre os temas, partilharem experiências e desenvolverem competências específicas, através das formações que integram o programa. As componentes teórica e prática destas jornadas foram pensadas no sentido de atender às necessidades e aos desafios de estudantes e profissionais de saúde com interesse na área ”, afirma Sónia Remondes Costa, professora do Departamento de Educação e Psicologia.

Vocacionadas para estudantes, profissionais, voluntários da área da saúde, as II Jornadas de Psico-Oncologia promovem, ainda, um curso de psico-oncologia focado no impacto cognitivo do cancro e dos seus tratamentos e dois workshops: um sobre a intervenção psicológica no luto em contextos sensíveis ao trauma e outro sobre a Terapia Sentido de Vida, um modelo psico-existencial breve de apoio a doentes em cuidados paliativos. No dia 14, decorrerá a apresentação de trabalhos científicos.

Estas jornadas são uma organização conjunta da UTAD com a Delegação Regional de Vila Real da Liga Portuguesa Contra o Cancro, a Academia Portuguesa de Psico-Oncologia e a Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Texto: Patrícia Posse

ODS 3 ODS 4