A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) foi escolhida nesta segunda-feira, 3 de junho, como a localização da próxima assembleia-geral do Grupo Compostela de Universidades, marcada para setembro de 2025. O anúncio ocorreu em Lima, Peru, durante a 30.ª Assembleia Geral deste coletivo de 65 universidades oriundas de 24 países, e o “testemunho” foi recebido pela reitoria da UTAD.

O evento internacional levará à UTAD uma centena de pessoas de várias geografias, da Península Ibérica à América Latina, consolidando o perfil fortemente multinacional e multicultural desta universidade, onde 11% do total de alunos, equivalentes a mais de mil estudantes, já são provenientes de outros países que não Portugal.

Localizada no coração do Alto Douro Vinhateiro, região vitivinícola demarcada mais antiga do mundo, origem do Vinho do Porto e detentora da classificação de Património da Humanidade pela UNESCO, a UTAD cedo se destacou no trabalho científico no âmbito da agricultura e veterinária, tendo, ao longo de cinco décadas, evoluído para a especialização também em ciências humanas e sociais, engenharias e tecnologias, ciências do ambiente e da vida, e em desportos e saúde. Hoje, tem mais de 100 cursos de licenciatura, pós-graduação e doutoramentos, acolhendo estudantes de 55 países de todo o mundo, com especial destaque para os países da CPLP.

“A temática que elegemos para a XXXI Assembleia-Geral do Grupo de Compostela de Universidades é central para o futuro das instituições. Vamos debater a relação entre a investigação e a produção científica e o papel das universidades no desenvolvimento social e económico dos nossos territórios e países”, explicou, em Lima, Luís Ramos, vice-reitor para a Internacionalização nesta universidade portuguesa. “Ao acolhermos a XXXI Assembleia-Geral, reafirmamos o nosso compromisso com os objetivos e o espírito que nos une dentro do Grupo Compostela de Universidades, que é a promoção de uma cooperação interuniversitária que valoriza a diversidade cultural, a inclusão e a excelência académica e científica”, afirmou ainda Luís Ramos.

A 30.ª Assembleia Geral do Grupo Compostela de Universidades decorre a 3 e 4 de junho em Lima, Peru, primeira edição realizada na América do Sul.

ODS 4 ODS 17