foto-news-Environmental-Sustainability-in-Vineyards-and-Winemaking

Julho vai arrancar com um seminário ibérico dedicado ao impacto da produção de vinho no meio ambiente, que juntará 25 investigadores, estudantes e profissionais do setor na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). O programa inclui a participação da investigadora Sara González-García, da Universidade de Santiago de Compostela, e ainda um workshop para aprender a calcular a pegada de carbono na produção de vinho. Subordinado ao tema “sustentabilidade ambiental em vinhas e vinificação – ciclo de vida e pegada de carbono”, o seminário vai decorrer nos dias 4 e 5 de julho, no auditório da biblioteca da academia transmontana. A entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição até ao dia 1 de julho.

A sessão de abertura vai contar com a presença de João Santos, diretor do Centro de Investigação e de Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB), Raul Morais, coordenador do projeto “Vine&Wine”, e Raquel Chaves, presidente da Escola de Ciências da Vida e do Ambiente (ECVA). A necessidade de práticas sustentáveis na gestão agrícola servirá de mote para o primeiro painel, que discutirá temas como a redução do impacto ambiental nas operações, a gestão do solo e de resíduos, a conservação da biodiversidade e inovações em eficiência energética. Num segundo momento, serão abordadas as tendências de sustentabilidade em enologia e a necessidade de fortalecimento de práticas sustentáveis no setor vitivinícola.

A 5 de julho, a palestra da investigadora Sara González-García centrar-se-á na análise do ciclo de vida da produção de vinho e a avaliação da pegada de carbono e do impacte ambiental associados. Seguir-se-á um workshop para demonstrar como calcular a pegada de carbono na produção de vinho, utilizando uma ferramenta criada pelo Instituto dos Vinhos do Porto e Douro (IVDP). Este algoritmo permite o cálculo da pegada de carbono pelos próprios produtores, numa altura em que a inclusão desta informação nos rótulos se torna cada vez mais recorrente. A incorporação de biorresíduos no solo, a utilização de rótulos sustentáveis, a gestão eficiente da água e recursos energéticos, a redução da mecanização, a aposta em alternativas aos fitofármacos e a promoção da biodiversidade são outras medidas que mostram o compromisso com a sustentabilidade ambiental e que vão ser abordadas na UTAD.

O encerramento do seminário “Sustentabilidade ambiental em vinhas e vinificação – ciclo de vida e pegada de carbono” ficará a cargo do diretor do departamento de Biologia e Ambiente da UTAD, Carlos Afonso.

Texto: Patrícia Posse

ODS 12 ODS 13