foto do francisco pinho selecionado para o Cork Supply Scholarship Program

É a primeira vez que um estudante da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) é admitido no programa internacional “Cork Supply”. Francisco Pinho, que frequenta o 3º ano da licenciatura em Enologia, reconhece que esta oportunidade é “muito vantajosa” para enriquecer a sua formação académica.

Vou ter oportunidade de conhecer pessoas de todo o mundo, o que vai proporcionar uma troca de ideias e de experiências, ajudando cada um a criar uma perspetiva diferente”, acrescenta.

O trabalho “Grape growing, winemaking, and wine packaging in the Douro Valley Region will undergo significant changes and challenges over the next decade” serviu-lhe de passaporte para, de 25 a 28 de junho, acompanhar o processo de obtenção da cortiça, desde a apanha até ao seu processamento.

“Trabalhei este tema em “Indústrias Complementares Vitivinícolas”, uma unidade curricular que ajuda a conhecer muitos subprodutos que se podem obter na produção do vinho e, assim, poder valorizá-los, criando um produto novo”, refere.

Graças ao “Cork Supply Scholarship Program”, o estudante da UTAD vai visitar várias empresas em Lisboa, no Porto e na região do Douro, aprender sobre novas tecnologias e métodos relacionados com vinho e, ainda, contactar com outros colegas das áreas da enologia e da viticultura, oriundos das universidades de Davis, Valladolid, Neustadt, Stellenbosch, Turim.

Texto: Patrícia Posse

ODS 4 ODS 12 ODS 17