news cidades sustentáveis e Inteligentes

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vai estrear a licenciatura em Cidades Sustentáveis e Inteligentes já no próximo Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES), cuja primeira fase arranca a 22 de julho. Saber como adaptar as cidades às alterações climáticas ou como usar as tecnologias digitais para tornar as cidades inteligentes serão competências adquiridas pelos futuros estudantes.

“Esta nova oferta formativa vai ao encontro da missão da UTAD em responder às exigências de um mundo em constante mutação e onde os processos de inovação e tecnologia são cada vez mais focados no desenvolvimento sustentável. Como destino universitário cada vez mais global, a UTAD contribui assim para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) dedicado a tornar as cidades e as comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis”, afirma o reitor Emídio Gomes.

Os estudantes que escolherem o novo curso da UTAD vão ser capazes de analisar o conceito de sustentabilidade à escala urbana para aplicar os seus princípios no planeamento sustentável, na eficiência energética e hídrica dos sistemas e edifícios, na gestão de resíduos, na implementação de energias renováveis e da mobilidade sustentável, na utilização de materiais e sistemas sustentáveis.

Com um plano de estudos multidisciplinar, este curso oferece uma componente prática que permitirá contactar com a investigação mais recente nesta área da sustentabilidade urbana e usufruir de protocolos com diversas instituições públicas e privadas.
Financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), este novo ciclo de estudos terá a duração de três anos. Os futuros licenciados poderão ingressar em empresas de estudos e projetos com responsabilidades no planeamento, conceção e gestão sustentável, administração central e regional, associações de municípios, autarquias e empresas municipais, agências governamentais, de Ambiente ou de Desenvolvimento Local.

A sustentabilidade é o pilar do projeto de governação da UTAD, convergindo em estratégias para moldar o seu ecocampus. “Com base nas normas ISO 14001 e 50001, têm sido delineadas estratégias para fazer do nosso campus um laboratório vivo, que permite a estudantes, docentes e não docentes contribuir para o desenvolvimento sustentável de um espaço com mais de 130 hectares, 20 edifícios e cerca de 10 quilómetros de vias”, frisa o reitor.

Com a licenciatura em Cidades Sustentáveis e Inteligentes, a academia transmontana oferece 38 opções de 1.º ciclo no CNAES, cujo período de candidaturas à 1.ª fase decorre de 22 de julho a 5 de agosto.

Texto: Patrícia Posse

ODS 4 ODS 11