Partilhe

[Imprimir]

O Embaixador da Guiné Equatorial em Lisboa, Tito Mba Ada esteve na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) acompanhado do Terceiro Secretário, Mariano Obiang Molo e do Agregado para a área cultural, Graciano Mikue.

Na agenda desta visita esteve a cooperação com a Guiné Equatorial na formação de professores de português e a implementação de um programa de certificação da qualidade alimentar através da formação de técnicos especializados.

O Embaixador lembrou que em 2014, 26 alunos da Guiné Equatorial frequentaram um Curso Intensivo de Língua e Cultura Portuguesas e que, recentemente, um estudante formado pela UTAD, “foi convidado para assumir a pasta de Diretor Geral do Tribunal de Contas, cargo de enorme importância”, referiu.

Todo este historial, no entender do Embaixador Tito Mba Ada, “só comprova a excelência da UTAD na formação dada aos estudantes guineenses, portanto existe um interesse enorme nesta cooperação”.

O Reitor da UTAD mostrou disponibilidade para assegurar essa formação à distância (on-line), mas também na Guiné Equatorial (alguns módulos específicos e concentrados) e ainda para acolher na UTAD estudantes das diversas áreas, num formato que será pensado para dar a melhor resposta e que garanta qualidade.

Em breve será constituído um Grupo de Trabalho com representantes da UTAD e do Governo da Guiné Equatorial que deverá preparar um memorando de entendimento e um programa de cooperação (formação e apoio técnico-científico). Pretende-se que este documento esteja pronto ainda antes do início do próximo ano letivo 2024/2025.

Texto: Helena Margarida