Da margem sul da Grande Lisboa, mais propriamente Pinhal Novo, onde nasceu e de onde é originária toda a sua família, fez as malas em 1986, recém-licenciada em Psicologia, e veio viver para Vila Real, quando a UTAD dava os primeiros passos como Universidade. Formou-se na Universidade de Lisboa, mas por sentir que por lá a vida diária estava a tornar-se demasiado inumana, optou por Trás-os-Montes, ainda que, ao tempo, uma viagem de carro entre Lisboa e Vila Real demorasse oito horas.

No seu percurso de formação pós-graduada acompanhou o crescimento e evolução da UTAD. Defendeu nesta Universidade o mestrado e o doutoramento em Psicologia, sob orientação de professores da Universidade de Lisboa e, informalmente, da Universidade Livre de Bruxelas, que tinham sido seus professores na licenciatura. Ainda hoje mantém uma estreita relação pessoal e, às vezes, de trabalho com essas figuras formadoras que muita respeita.

A sua educação como pessoa e a contribuição de pessoas muito significativas para essa formação, incluindo o seu marido e companheiro, tiveram um papel determinante na criação da UNIDADE DE DISLEXIA, na UTAD, em 2005, com objetivos claramente dirigidos para uma prestação de serviço à comunidade sustentada em conhecimento científico. O resto é mais conhecido. É completamente apaixonada pela psicologia em geral e pela investigação em Linguagem – oral e escrita, em particular. Daí o seu trabalho na área da Dislexia. Ainda muito poucas pessoas conhecem o efeito devastador que uma perturbação da linguagem – oral ou escrita – tem na vida de um individuo, desde as aprendizagens escolares, passando pelas interações sociais até às oportunidades de emprego e saúde mental. Detetar e agir cedo é crucial e é nesses aspetos que está agora empenhada.

É essa paixão que sustenta a sua luta contínua para fazer vingar a UNIDADE DE DISLEXIA, enfrentando, inclusive, alguns responsáveis, que faziam circular a ideia de que a Dislexia era uma “coisa” inventada por si. Entretanto, o Prémio “Seeds of Science” em 2011, atribuído pelo trabalho realizado na investigação sobre Dislexia, e o “Diploma de Mérito – Responsabilidade Social” atribuído pela UTAD à UNIDADE de DISLEXIA em 2016, foram reconhecimentos que sustêm essa sua determinação.

A UNIDADE de DISLEXIA também tem vindo a evoluir, abarcando outras perturbações do desenvolvimento que coocorrem com as perturbações da linguagem e também para acompanhar e apoiar a transformação dos planos de estudos dos cursos de Psicologia na UTAD. Esta é outra dimensão – a transformação dos planos de estudos de Psicologia na UTAD – em que está ativamente envolvida com outra colega do curso, muito recentemente. O trabalho que produzem deixa-a muito orgulhosa. Objetivamente, reconhece que os planos de estudos de Psicologia da UTAD são dos mais interessantes das universidades portuguesas.

Com Ana Paula Vale a UTAD acontece.

De que mais gosta e de que menos gosta na UTAD?

Adoro o campus da UTAD. Acho que devo ser a pessoa que mais publicita o campus da UTAD. Posso ficar vários minutos parada a olhar para o que me rodeia. É um privilégio poder trabalhar neste ambiente. Mas não gosto do modo como a “burocracia” necessária é interpretada e posta a funcionar

Uma ideia para uma UTAD melhor

Trazer gente de fora para trabalhar connosco. 

De que mais gosta e de que menos gosta em Vila Real?

Gosto muito do seu tamanho, por ter uma dimensão apropriadamente humana. É relativamente fácil fazermos o que temos que fazer na hora que determinámos para fazer. Gosto da qualidade de vida que proporciona. Não gosto da pouca diversidade de gentes, culturas, formas de estar 

Como prefere passar os tempos livres?

A ler, a conversar, ao pé do mar.

Um livro / escritor preferido

“O que diz Molero” de Dinis Machado; Eugénio de Andrade, todo. 

Uma música/músico preferido

“Verdes Anos” de Carlos Paredes; “Paz Poeta e Pombas” de Zeca Afonso

Um filme preferido

“1900” de Bertolucci; “Hair” de Milos Forman 

Um pintor de eleição

Edward Hooper. Único na forma como nos atinge lá dentro

Personagem histórica favorita.

Mandela

Um prato preferido

Batatas fritas 

Uma viagem de sonho

Ao interior do Japão

Um objetivo de vida

Aprender. E usar o meu conhecimento para capacitar as crianças e jovens que são neurologicamente atípicos 

O seu melhor projeto profissional

A Unidade de Dislexia 

Qual o traço principal do seu carácter?

Curiosidade 

O seu pior defeito?

Teimosia

Qual a sua máxima preferida?

Quem é que quer flores depois de morto? – J. D. Salinger

Qual a sua flor preferida?

Narcisos amarelos

Que animal mais simpatia lhe merece?

O cavalo 

Que qualidade(s) mais aprecia no ser humano?

Inteligência; generosidade 

Um projeto por concretizar

A Unidade de Dislexia