De Lisboa, de onde é natural, e após se licenciar em Medicina Veterinária na Universidade Técnica de Lisboa, em 1991, viajou para Trás-os-Montes, ingressando nesse mesmo ano na UTAD, onde iniciou a carreira docente. Realizou depois as provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica na área da Anestesiologia em Animais de Companhia e mais tarde, em 2004, obteve nesta Universidade o grau de Doutor em Ciências Veterinárias com uma tese na área da Regeneração do Tecido Ósseo. Finalmente, em 2012, alcançou o título académico de agregado na área das Ciências Veterinárias / especialidade de Clínica pela FMV-UTL.

Exerce funções de docência no Mestrado Integrado em Medicina Veterinária da UTAD na categoria de professora auxiliar com agregação em regime de exclusividade no Departamento de Ciências Veterinárias da Escola de Ciências Agrárias e Veterinárias, sendo a responsável pela coordenação científica e pedagógica das unidades curriculares de “Cirurgia dos Animais de Companhia I” e de “Cuidados Intensivos”, e também responsável pela orientação de 2 teses de doutoramento e mais de 20 dissertações de mestrado concluídas e várias em decurso. Membro integrado do Instituto 3B’s – Biomateriais, Materiais Biodegradáveis e Biomiméticos da Universidade do Minho, sob a direção do Professor Rui L. Reis, tem como principais áreas de interesse em investigação a Engenharia e Medicina Regenerativa do Tecido Ósseo e Cartilagem, o estudo do comportamento mecânico do tecido ósseo à fratura, a biologia da cicatrização/regeneração do tecido ósseo e a Medicina Dentária Veterinária em Animais de Companhia, sendo autora e coautora de vários capítulos de livros e artigos científicos nas referidas áreas.

É vice-coordenadora do DCV da UTAD no biénio 2006/2007, diretora do Hospital Veterinário (HV) da UTAD desde outubro de 2013, sendo também a responsável pelo Setor da Cirurgia do HV-UTAD.

Com Maria Isabel Dias a UTAD acontece

De que mais gosta e de que menos gosta na UTAD?

Do que mais gosto: A sua envolvência num Jardim Botânico Ibérico e a beleza do Campus. Do que menos gosto: Formalismo e rigidez administrativa/burocrática e muita dificuldade em atribuição de autonomia no desempenho dos cargos, mas que compreendo de certa forma pelas regras da Função Pública

Uma ideia para uma UTAD melhor

Maior abertura ao exterior, especialmente na incorporação nos seus quadros de elementos com formação externa à instituição e visões diferenciadas

De que mais gosta e de que menos gosta em Vila Real?

Do que mais gosto: Da sua proximidade ao Alto Douro Vinhateiro, Património Mundial

Do que menos gosto: Lamento que não possua um centro histórico mais preservado que tivesse mantido a identidade própria da cidade – A Portas da Vila, Convento de Santa Clara, o comboio do Linha do Corgo, entre muitas outras situações que se poderiam referir neste contexto.

Como prefere passar os tempos livres?

Os tempos livres são muito limitados, mas gosto muito de caminhar (como exercício físico), de realizar passeios na Natureza e visitar património cultural (museus, monumentos, edifícios históricos, património religioso – igrejas, conventos, mosteiros). Também gosto imenso de ver catálogos de leilões de antiguidades e assistir aos leilões físicos.

Um livro / escritor preferido

Alexandre Dumas / O Conde de Monte Cristo

Júlio Verne / Viagem ao Centro da Terra

Uma música/músico preferido

Canção verdes anos / Carlos Paredes

Um filme preferido

Ben-Hur, filme épico norte-americano de 1959 dirigido por William Wyler, produzido por Sam Zimbalist para Metro-Goldwyn-Mayer; Out of Africa (Entre Dois Amores ou África Minha), filme de drama romântico estadunidense de 1985 dirigido e produzido por Sydney Pollack

Um pintor de eleição

Columbano Bordalo Pinheiro (1857 – 1929)

Personagem histórica favorita

Isabel de Aragão, Rainha Santa Isabel de Portugal (4 de janeiro de 1271 — Estremoz, 4 de julho de 1336); Egas Moniz IV de Riba Douro, dito O Aio (c. 1080 – 3 de agosto de 1146); Santo Condestável, Nuno Álvares Pereira (Paço do Bonjardim ou Flor da Rosa, 24 de junho de 1360 – Lisboa, 1 de novembro de 1431)

Um prato preferido

Cozido à Portuguesa

Uma viagem de sonho

Uma viagem de submarino ao fundo do mar / A volta ao Mundo

Um objetivo de vida

Uma carreira docente universitária com prestígio e significado

O seu melhor projeto profissional

São vários – A direção do Hospital Veterinário da UTAD, a incorporação no Grupo de Investigação 3B’s da UM, algumas das linhas de investigação em que estou envolvida, etc

Qual o traço principal do seu carácter?

R: Resiliência (Capacidade de superar, de recuperar de adversidades)

O seu pior defeito?

Preguiça (para algumas coisas)

Qual o dia mais feliz da sua vida?

Serão poucos mas mais do que um. Talvez quando obtive a Licenciatura em Medicina Veterinária pela FMV-UTL.

Qual a sua máxima preferida?

Um dia quando olhares para trás, verás que os dias mais belos foram aqueles em que lutaste! (Sigmund Freud, Pensador, 1856 – 1939)

Qual a sua flor preferida?

Rosa

Que animal mais simpatia lhe merece?

Cão

Que qualidade(s) mais aprecia no ser humano?

Generosidade, bondade, abnegação

Um projeto por concretizar

Reconstruir uma casa duriense antiga (que já possuo) para realizar um Turismo em Espaço Rural / Alojamento Local