Foto: Congresso desporto

A Aula Magna e a Nave de Desportos da UTAD foram palco, nos dias 23 e 24 de novembro, do I Congresso Internacional das Ciências do Desporto e Reabilitação subordinado ao tema “O Exercício Físico no rendimento, reabilitação e fitness”, organizado pelo Núcleo de Estudantes de Desporto (NED) no âmbito de um convénio com a “Improve – Design your Knowledge” e a “PowerCore Perfomance”.

Este Congresso, que reuniu cerca de 400 participantes nas diversas atividades, assentou no debate e reflexão sobre o exercício físico na sua relação com diferentes contextos, destacando-se o rendimento, a reabilitação e o fitness. O seu grande objetivo foi encontrar uma resposta multidisciplinar integrada para a melhoria e evolução das Ciências do Desporto e da Reabilitação Motora. Para tal teve a presença de diversos palestrantes nacionais e internacionais com um vasto currículo profissional.

O Congresso aconteceu em duas partes, que ocuparam os dois dias de trabalhos. O primeiro dia, na Aula Magna, foi exclusivamente reservado para palestras de diversos temas relacionando ambas as áreas em causa, assim como mesas redondas, o que permitiu facilitar a interação dos participantes nos assuntos abordados no evento. No segundo dia, decorreram workshops na Nave dos Desportos mais direcionados à utilização dos diversos instrumentos apresentados nas palestras do dia anterior.

Importante papel no sucesso do evento tiveram também os patrocinadores, entre os quais a “BoxPT”, que está a desenvolver um novo conceito de Treino Desportivo para Academias, Ginásios e Health Clubs. Esta metodologia está a ser estudada e desenvolvida por um aluno com todo o percurso académico na UTAD, desde licenciatura até ao doutoramento, que está presentemente a frequentar.