Foto: Protocolo Bolsas Mondim Basto

A Câmara Municipal de Mondim De Basto (CMMB) e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto douro (UTAD) assinaram um protocolo, no dia 12 de maio, com vista à criação e atribuição do prémio “Bolsa de Investigação Município de Mondim De Basto”, um prémio anual de bolsas de investigação dirigido a estudantes da UTAD.
Este prémio é dirigido a alunos de mestrado e de doutoramento, em todas as áreas, cujo projeto de investigação seja desenvolvido no Município de Mondim de Basto ou seja passível de ser aplicado neste Município.
A concessão do prémio será feita através de subsídio. Serão quatro as bolsas a atribuir, das quais duas serão destinadas obrigatoriamente a estudantes naturais do Concelho. O valor da bolsa é de 2.500 euros.
A seleção dos projetos de investigação será feita através de concurso, mediante a publicação de editais específicos, a publicitar nos diferentes meios de comunicação das duas entidades.
O objetivo desta parceria é fomentar o desenvolvimento sociocultural da Região em que a CMMB e a UTAD se inserem, através de colaboração nos campos do ensino, formação e investigação.
O Presidente da CMMB, Humberto Cerqueira, salienta a importância deste tipo de iniciativas para a “ligação ao trabalho desenvolvido nas universidades, mas sobretudo a importância de incentivar os jovens a desenvolverem o Município de Mondim de Basto”.
António Silva, Vice-reitor da UTAD para a Ciência, Tecnologia e Inovação, considera esta “uma iniciativa importante para incentivar os alunos da UTAD a desenvolverem investigação aplicada” e espera que seja “seguida por outros municípios para que os alunos possam ver reconhecidos e concretizados os projetos por si idealizados para os seus locais de origem”.
Para mais informações contactar:
Rosa Rebelo | Assessoria de Comunicação | UTAD
259 350 160 | 932 148 809 | rorebelo@utad.pt