No sentido de realçar o “peso” do Estágio Curricular no novo de Plano de Estudos, os docentes da Licenciatura em Turismo Veronika Joukes e Xerardo Pereiro, organizaram a 4 de novembro e, pela primeira vez, uma sessão de partilha de experiências ocorridas durante os estágios dos estudantes do 3º ano desta licenciatura.
Foram apresentados resumos das aprendizagens dos e pelos alunos do atual 3º ano e do funcionamento de alguns locais de estágio, pelos orientadores institucionais. Pelo interesse desta iniciativa, todos os alunos do 1º e 2º ano do Curso de Turismo foram convidados a assistir.
Os alunos do 3º ano distribuídos em grupos, por tipo de experiência, apresentaram no Auditório do “Edifício das Ciências Florestais” as principais funções no local de estágio, assim como o que aprenderam não apenas a nível técnico, mas também a nível pessoal, durante período de estágio realizados em postos de turismo, câmaras municipais, hotéis, agências de viagem e micro-empresas de animação turística.
Três orientadores de estágio institucionais, do Hotel Miracorgo de Vila Real, Vítor Castro (responsável do front & back office); o Diretor da micro-empresas de animação turística – “Foxtrot Aventura” em Guimarães, Ricardo Fernandes; e o Vereador responsável pelo Pelouro Turismo do Município de Vila Pouca de Aguiar, Duarte Marques, aceitaram o convite para apresentar a sua unidade e descrever os desafios que um aluno estagiário em Turismo da UTAD aí pode encontrar.
Todo o evento foi gravado com o objetivo de os alunos refletirem e melhorarem as suas técnicas de falar em público, um “skill importantíssimo para quem quer ganhar a sua vida no Turismo”.
Interessante é que, no caso da licenciatura em Turismo, são os próprios alunos a procurar o seu local de estágio. O GAIVA (Gabinete de Apoio à Inserção na Vida Ativa) dá apoio na celebração de protocolos com as entidades e o GRIM (Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade) ajuda os alunos, que pretendem efetuar o seu estágio fora das fronteiras portuguesas, a fazer candidaturas a bolsas Erasmus.
Relembramos que este ano letivo (2015-2016) a Licenciatura em Turismo da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro implementou um novo plano curricular. Dando seguimento às recomendações da Comissão de Avaliação Externa, novas unidades curriculares como Plataformas Digitais em Turismo, Gestão dos Recursos Humanos e Gestão da Qualidade em Turismo fazem agora parte do plano de estudos. Para dar ainda mais importância à componente prática desta formação, o número de horas de estágio foi aumentado para 220 horas.