No dia 19 de março, a Direção de Curso em Engenharia Florestal e o Departamento de Ciências Florestais e Arquitetura Paisagista da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (CIFAP-UTAD), em conjunto com o Regimento de Infantaria 13 (RI13) e com a Câmara Municipal de Vila Real (CMVR), celebrou o dia Mundial da Árvore.

O evento contou com o apoio do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestal (ICNF), dos Bombeiros Voluntários da Cruz Verde e da Cruz Branca, com o Grupo de Montanhismo de Vila Real, a Forestis e a empresa Delícias do Tojal.
Na parte da manhã decorreu, às 10h30m, a abertura solene do evento nas Instalações do RI13. Após a intervenção do Comandante do RI13, intervieram os representantes do ICNF (Diretor Regional do Norte), o Reitor da UTAD, o Presidente da CMVR e o Diretor do Departamento de Ciências Florestais e Arquitetura Paisagista da UTAD. Em simultâneo decorreu a plantação por crianças de Escolas do Ensino Básico de 20 oliveiras no espaço do RI13. Seguiu-se ainda a plantação simbólica de um azevinho alusivo à cidade dos azevinhos, na presença de um total 350. A cerimónia encerrou com uma fotografia de grupo enquanto era lançado um conjunto de balões a celebrar o evento.
Na parte da tarde, entre as 14h30 e as 17h, as celebrações ocorreram no Parque Corgo, incluindo diversas atividades e exposições alusivas ao evento e à importância económica da floresta, de acordo com o programa. A entrada foi livre, e integrou visitas de Escolas de diferentes níveis de Ensino e visitas individuais ou de grupo.
Foi a primeira vez que a celebração reuniu um conjunto tão relevante e diversificado de entidades, o que revela a importância social que assumem as Árvores e as Florestas.
A parceria entre o RI13, a UTAD e a CMVR, com o apoio das instituições participantes, permitiu que a celebração do evento atingisse uma proporção considerável, tendo estado presentes, nas diversas atividades oferecidas, cerca de 550 alunos no total.