Logo: SASUTAD

​A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) tem um Fundo de Apoio Social (FAS) que visa apoiar financeiramente “estudantes em comprovado estado de necessidade económica”.
Esta iniciativa, inserida no âmbito da política de responsabilidade social da UTAD, pretende contribuir para o “combate ao abandono e insucesso escolares e para a aquisição e desenvolvimento de competências transversais promotoras da empregabilidade e sucesso profissional”.
O FAS é constituído pelas vertentes Subsídio de Emergência, em forma de prestação pecuniária ou material, atribuída ao estudante e isenta de qualquer taxa; ou Bolsa de Colaboração, traduzida em compensação monetária, pela participação dos estudantes em atividades, projetos e ações levadas a cabo pela UTAD.
Nesta colaboração, são tidas em conta as competências e disponibilidade de tempo dos estudantes, sem prejuízo das respetivas atividades escolares e de aprendizagem. A bolsa de compensação constitui não apenas uma oportunidade para complementar o rendimento dos mais carenciados economicamente, mas permite, também, adquirir “competências complementares à formação académica, facilitadoras da integração no mercado de trabalho”.
A seleção de estudantes para ambas as modalidades previstas no FAS é conduzida pelos Serviços de Ação Social (SASUTAD), que também coordena as necessidades de recrutamento pelos diversos serviços ou unidades orgânicas da UTAD e as candidaturas dos estudantes.
O FAS é constituído por dotações financeiras da receita própria da UTAD, dos (SASUTAD) e de empresas ou particulares, tendo como primeiro financiador empresarial o Novo Banco. Da parceria entre a UTAD e esta instituição, há a destacar a participação no FAS com um capital inicial de 10.000€ ano. A este capital é acrescido um prémio de 0,25%, por novas contas processadas e domiciliados no BES, relativas a trabalhadores docentes e não docentes, a investigadores, a estudantes e ex-estudantes da UTAD.
Toda a informação relativa ao FAS pode ser consultada em: http://www.sas.utad.pt/FAS/Paginas/FAS.aspx
NImp