Foto: Grupo

Após um ano de treinos, cerca de meio milhar de alunos estiveram no campus da UTAD a jogar e a testar as suas capacidades no concurso interescolar MATUTAD.
O Campus e jardim o botânico da UTAD receberam, a 6 de maio, cerca de 500 alunos do 3º ciclo do Ensino Básico oriundos de cerca de 12 Escolas  dos Agrupamento de Escolas Latino Coelho (Lamego), Agrupamento de Escolas de Valpaços (Valpaços), Agrupamento de Escolas de Valbom (Gondomar, Valbom), Colégio da Boavista (Vila Real), Colégio de Nossa Senhora da Bonança (Vila Nova de Gaia), EB 2,3 de Frazão ((Frazão) Paços de Ferreira), EB 2,3/S de Murça (Murça), EB 2,3/S de Ribeira de Pena (Ribeira de Pena), EB 2,3/S S. João da Pesqueira (S. João da Pesqueira),  ES/3 Camilo Castelo Branco (Vila Real), ES/3 de Amarante (Amarante) e ES/3 de S. Pedro (Vila Real) dos distritos do Porto, Viseu e Vila Real,  para  testar  os  seus conhecimentos  em  Matemática  através  do  jogo  on-line, desenvolvido  e  implementado  pelo Departamento  de  Matemática  da  UTAD  e  acessível  a  partir  da  página  da  Internet http://matutad.utad.pt .
Neste  concurso  testam-se  as  capacidades  dos  alunos  após  um  ano  de  treinos,  com  o acompanhamento e orientação dos seus professores.
Além da participação no concurso de Matemática, que premiou as três melhores equipas de cada ano de escolaridade e as escolas com melhor pontuação de cada ano e a escola com maior número de participantes, os alunos visitaram  o  Museu  de  Geologia,  o  Jardim  Botânico, o Setor de Produção Animal  e participaram ainda em diversas atividades desportivas no Complexo Desportivo da UTAD.
A estas  atividades  seguiu-se  um  Almoço/Piquenique  de  confraternização que incluiu  um  bolo comemorativo dos 14 anos do concurso matUTAD.
O dia culminou com a cerimónia de entregas de prémios aos seguintes vencedores:
Melhor escola de 7º Ano: Agrupamento de Escolas de Valpaços; Melhor escola de 8º Ano: ES/3 de S. Pedro (Vila Real); Melhor escola de 9º Ano: Agrupamento de Escolas Latino Coelho (Lamego);
Os melhores classificados de 7º Ano:
  1º – ES/3 Camilo Castelo Branco (Vila Real);
  2º – Agrupamento de Escolas de Valpaços
  3º – Agrupamento de Escolas de Valbom (Gondomar)
Os melhores classificados de 8º Ano:
  1º – Agrupamento de Escolas de Valpaços;
  2º – ES/3 de S. Pedro (Vila Real);
  3º – ES/3 de Amarante
Os melhores classificados de 9º Ano:
  1º – Colégio da Boavista (Vila Real);
  2º – Agrupamento de Escolas Latino Coelho (Lamego)
  3º – EB 2,3 de Frazão (Paços de Ferreira)