Banner: Diabetes em movimento

Lançado pelo Departamento de Desporto, Saúde de Exercício Físico da UTAD em 2011, o Programa Comunitário de Exercício para Pessoas com Diabetes Tipo 2, conhecido como “Diabetes em Movimento”, atualmente abrange já sete cidades portuguesas.

O projeto, que nasceu de uma parceria entre o Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD) da UTAD, a Universidade da Beira Interior (UBI), a Câmara Municipal da Covilhã e o Centro Hospitalar Cova da Beira (CHCB), obteve desde logo o patrocínio científico da Direção-Geral da Saúde (através do Programa Nacional para a Diabetes), a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP), Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD), Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPDEM), Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) e Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI).

Desde 2014 que está a ser implementado na cidade de Vila Real, numa parceria entre a UTAD, o CIDESD, o Agrupamento de Centros de Saúde Douro I – Marão e Douro Norte da Administração Regional de Saúde do Norte, o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) e a Câmara Municipal de Vila Real (CMVR).

Em Outubro de 2016 tiveram início as atividades na cidade da Maia (parceria entre a UTAD, o ISMAI – Instituto Universitário da Maia e o Agrupamento de Centros de Saúde Grande Porto III – Maia/Valongo da Administração Regional de Saúde do Norte) e na cidade de Évora (parceria entre a UTAD, a Universidade de Évora e o Agrupamento de Centros de Saúde Alentejo Central da Administração Regional de Saúde do Alentejo). Em Janeiro de 2017 iniciaram-se as atividades na cidade de Rio Maior (parceria entre a UTAD, o Instituto Politécnico de Santarém [Escola Superior de Desporto de Rio Maior e Escola Superior de Saúde de Santarém] o Agrupamento de Centros de Saúde Lezíria da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, o Hospital Distrital de Santarém, e a Câmara Municipal de Rio Maior). Também em Janeiro de 2017 o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) integrou a coordenação científica do programa, e a Direção-Geral da Saúde reforçou o seu patrocínio científico através do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física.

Por fim, em Outubro de 2017 iniciaram-se atividades nas cidades de Viseu (parceria entre a UTAD e o Centro Hospitalar Tondela-Viseu [Unidade de Diabetes]), Torres Vedras (parceria entre a UTAD, o Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Sul da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, e a Câmara Municipal de Torres Vedras) e Seixal (parceria entre a UTAD, o Agrupamento de Centros de Saúde Almada-Seixal da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, e a Câmara Municipal do Seixal).

Mais informação sobre este programa em : https://diabetesemmovimento.wordpress.com/