No âmbito do Projeto OSOS, de que a UTAD é parceira, foram recebidos no auditório da Biblioteca Central alunos e professores da Escola da Araucária, de Vila Real, para conhecerem as curiosidades da etnografia infantil associada às vivências das crianças de outrora, nos seus usos e costumes, jogo e divertimentos.

O represente do projeto na UTAD, Humberto Martins, docente do Departamento de Economia e Sociologia, dirigiu a palestra e o debate em torno das temáticas e das muitas dúvidas apresentadas pelas crianças. Com a apresentação multimédia intitulada “Crianças de ontem, crianças de sempre”, estas puderam conhecer o jogo do pião, das caricas, do eixo, da corda, macaca, corridas de sacos, saltar à coda, danças de roda, os brinquedos antigos como os cavalinhos de pau, bonecas e bolas de trapos, telefones de lata, entre muitos outros, e ainda ouvir sons e cantigas de antigamente. Mas puderam conhecer sobretudo a importância da partilha do jogo infantil como forma de crescimento saudável, de entreajuda, quebras de preconceito e socialização entre as crianças.