Luzia Oca Gonzalez, docente e investigadora da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), acaba de ser distinguida na Galiza com o Prémio Vicente Risco de Ciências Sociais relativo ao ano 2014, pelo seu trabalho “Cabo-verdianas em Burela (1978/2008): Migração, Relações de Género e Intervenção Social”.

Considerado o mais importante prémio de investigação social na Galiza, esta distinção é dotada com 4 mil euros e a publicação do livro pela editora “Sotelo Blanco”, de Santiago de Compostela.
A investigação em apreço constitui o primeiro estudo científico em profundidade sobre a comunidade cabo-verdiana radicada na costa de Lugo, tendo a investigadora baseado o seu trabalho no contacto direto e continuado ao longo de quinze anos com as mulheres migrantes e com as suas famílias na ilha de origem, Santiago de Cabo Verde.
O estudo permite, assim, conhecer melhor as posições das mulheres nos processos de formação da sociedade cabo-verdiana e na sua evolução, “sujeita aos terríveis ciclos de seca e fome que assolaram o arquipélago nos seus cinco séculos de história”, um fator que pesa nos elevados índices de migração do país, cuja comunidade transnacional é maior que a população residente.