Decorreu a 11 de Abril mais uma edição das semi-finais das Olimpíadas de Química Júnior na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

A UTAD acolheu um total de 84 alunos, acompanhados pelos seus professores, provenientes de 13 escolas da região Norte do país, totalizando 28 equipas em competição. Os alunos prestaram as suas provas, compostas por questões de índole teórica e outras baseadas em observações e/ou manipulações experimentais, distribuídas por uma sala e três laboratórios.
Os professores acompanhantes foram recebidos pelo docente António Crespi, do Departamento de Biologia e Ambiente, e conduzidos numa visita ao Jardim Botânico da UTAD, um dos maiores da Europa, seguindo-se uma visita ao Museu de Geologia da UTAD, tendo como guia Ana Alencoão, do Departamento de Geologia.
Este evento foi, uma vez mais, organizado e dinamizado por docentes, investigadores e funcionários do Departamento de Química desta universidade, tendo ainda vários alunos como colaboradores, e contou com o apoio da Escola de Ciências da Vida e do Ambiente e da Reitoria da UTAD, sendo patrocinado pela Sociedade Portuguesa de Química, pela Câmara Municipal de Vila Real e pela empresa Science4You.
No final da prova, seguiu-se o lanche e, finalmente, a distribuição de diplomas de participação a todos os alunos e professores, tendo sido atribuídos os 1º, 2º e 3º prémios, respetivamente, às equipas:
1º lugar
Escola Básica Integrada / JI da Correlhã – Ponte de Lima