De índole desportiva, cultural e recreativa, a iniciativa “Maré Alta” é realizada anualmente pela AAUTAD com o objetivo de “descomprimir do stress das aulas e disfrutar de uns dias de férias na praia”. A atividade conta já com 9 edições, a 3ª com este nome, e é aberta a todos os interessados. Esta edição decorreu de 28 de Março a 2 de Abril na Praia da Oura, em Albufeira, Algarve.

Além da vertente desportiva, cultural e recreativa, a iniciativa “Maré Alta” visa promover a interação entre os alunos da UTAD num ambiente tranquilo e diferente do habitual. Este ano participaram cerca de 110 pessoas (99% de alunos da UTAD) dos cursos de Gestão, Desporto, Comunicação e Multimédia, Ciências Da Comunicação, Línguas, Genética, Engenharia Florestal, Teatro e Artes Performativas, Economia, Enfermagem, LEI, Psicologia, Educação Básica, Serviço Social, entre outros cursos.
Aqui houve oportunidade para realizar torneios de volley e de futebol na praia, para mergulhar no mar ou na piscina do hotel, para navegar a bordo de um catamarã, sempre num ambiente de diversão e de descontração.
O objetivo da Associação Académica foi envolver o maior número de participantes nesta atividade de forma a fazer jus ao slogan utilizado nesta edição: “Há coisas que ficam para sempre”.