Teve lugar no passado dia 8 de outubro de 2015, em Magdeburgo (Alemanha), a cerimónia formal de arranque do Mestrado Internacional em Análise da Performance Desportiva. Depois de duas reuniões celebradas em Magdeburgo e em Vila Real (respetivamente em dezembro de 2014 e março de 2015) entre os representantes das três instituições de ensino superior do espaço europeu – UTAD, Otto-von-Guericke University e Lithuanian Sports University – desta vez o encontro serviu para assinalar o arranque da primeira edição desta oferta educativa.
Os cinco alunos que viajaram desde Vila Real encontram-se neste momento devidamente integrados na comunidade académica, com o contributo do Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade (GRIM) que se mostrou-se decisivo neste domínio, e deverão prolongar a sua estadia na capital do estado de Saxônia-Anhalt até ao final de janeiro de 2016.
Após este primeiro semestre, onde assistirão à lecionação de dois módulos – Motor Control and Movement Analysis e Advances in Sports Coaching – regressarão a Vila Real onde serão lecionados os módulos Advanced Topics in Notational Analysis e Applied Performance Analysis, entre fevereiro e junho de 2015.
O terceiro semestre, que irá decorrer em Kaunas (Lituânia) entre setembro e janeiro de 2016, os alunos terão acesso aos módulos Research Methods and Empirical Observation e Biomechanical Analysis of Sport Techniques.
No quarto e último semestre, os alunos deverão realizar a sua dissertação de mestrado após um estágio de curta duração que poderá ser realizado em diferentes estruturas desportivas e/ou científicas.