No passado dia 25 de janeiro teve lugar a apresentação oficial do gabinete conjunto do Crue – CRUP junto da Comissão Europeia, em Bruxelas. As Universidades portuguesas e espanholas passam a ter um espaço para os docentes e investigadores poderem reunir com parceiros europeus. A responsável desta delegação é Lucia Sirera. A delegação Europeia Crue – CRUP é uma iniciativa conjunta da Crue – Universidades Espanholas e do CRUP – Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, tendo como objetivo principal promover os interesses das universidades de ambos os países e facilitar a divulgação de informação sobre políticas da União Europeia para o setor”.
O Presidente da Crue Universidades Españolas, destacou a importância desta delegação para a visibilidade dos sistemas universitários espanhol e português. António M. Cunha, Presidente do CRUP, frisou a importância desta Delegação Europeia na amplificação de voz destas instituições em Bruxelas, relativamente aos problemas que encaram diariamente e a criação de uma agenda política com todas as Universidades da Europa.
A Delegação Crue – CRUP tem como principais objetivos o apoio na colaboração entre as Universidades Portuguesas e espanholas com outras entidades em Bruxelas; contribuir para uma maior presença ibérica nos círculos de decisão e criação de opinião na Europa; desenhar estratégias conjuntas de docência, investigação e desenvolvimento para tornar estes sistemas universitários mais sólidos, e competitivos; potenciar a internacionalização; fomentar a contribuição das universidades ibéricas para a política de investigação comunitárias e a participação em grandes projetos europeus.
Em complemento a este ato oficial, os representantes da Crue – CRUP foram recebidos no Parlamento Europeu, onde também teve lugar um encontro com Ramón Luis Valcárcel, Vice-Presidente daquele órgão.