Foto: Exposição homenageia Fotografia do Século XX

Está patente na Biblioteca da UTAD até 31 de março de 2017 uma exposição dedicada à fotografia do Seculo XX. Organizada por Isabel Sequeira, responsável pelo Arquivo Fotográfico da UTAD e de Miguel Costa, repórter de Imagem da SIC, a exposição tem como tema “Fotografia No Século XX: Sem Pixel” e contempla fotografias, câmaras fotográficas, materiais e equipamentos próprios da fotografia do século passado.

“Quisemos mostrar aos alunos da universidade e aos visitantes este material que está em desuso e que caiu no esquecimento tão rápido”, explica Isabel sequeira. Por isso Isabel e Miguel arregaçaram as mangas e reuniram material do seu acervo pessoal e também do acervo da Universidade e o resultado pode ser agora visitado no átrio da Biblioteca Central.

Nesta exposição é possível encontrar uma coleção de câmaras fotográficas, cuja mais antiga, um belo exemplar de madeira, data de 1932 até à mais recente uma Matel Barbie de 2000. A coleção integra máquinas de pelicula rígida às de rolo, nos mais diversos tamanhos. Igualmente, é possível conhecer ou lembrar fotografias da época, rolos, peliculas de diversos tamanhos e também materiais fotográficos de apoio ao ensino em geral. Também em exposição está uma coleção de cartazes publicitários cujo tema é o lançamento de câmaras fotográficas. Os visitantes podem ainda perceber como funciona um laboratório de fotografia analógica e ver exemplos de fotografia de Pinhole, técnica fotográfica que usa uma caixa transformada em câmara para obter imagens.

Esta exposição tem o apoio do Grupo de Missão da Cultura da UTAD e contou com a colaboração de Juliana Esteves e  Maria Bindang, Estagiárias do 3ºano do Curso de Línguas e Relações Empresariais da UTAD.

Uma exposição a não perder na UTAD até 31 de março.