Foto: UTAD

Com notável participação de investigadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), no âmbito do Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD) e do INESC TEC, está a ser desenvolvido um software que ajuda treinadores desportivos na tomada de decisões. Trata-se de um sistema de processamento e visualização que, de uma forma fácil, permitirá analisar variáveis de rendimento tático coletivo, desenvolvidas a partir da localização dos jogadores.

Esta interação entre engenharia e ciências do desporto tem permitido transformar grandes volumes de dados em relatórios importantes para ajudar os treinadores nas suas decisões diárias. Hugo Paredes, André Sousa, Arsénio Reis, João Barroso, investigadores do Centro de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (CSIG) do INESC TEC, e Jaime Sampaio, Bruno Gonçalves, Nuno Leite e Nuno Lopes são os responsáveis por este trabalho.

É de referir que este trabalho faz parte do projeto “NanoSTIMA” (Macro-to-Nano Human Sensing: Towards Integrated Multimodal Health Monitoring and Analytics), um projeto promovido pelo INESC TEC, em parceria com o CIDESD/UTAD, o CINTESIS (Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde) e o IT (Instituto de Telecomunicações), que antecipa a disponibilização de sensores vestíveis, ou mesmo implantáveis, de dimensões cada vez mais reduzidas (nano).

Segundo os investigadores, pretende-se assim passar do atual paradigma de cuidados de saúde (onde a cirurgia é o expoente máximo) para uma medicina preventiva e exercício físico terapêutico, onde se atua o mais cedo possível, por forma a melhor gerir o bem-estar e problemas de saúde da população.