Realizou-se na Universidade Pablo de Olavide, entre 12 e 14 de junho, em Sevilha a II Reunião da Rede Mundial de Universidades Magalhânicas. Nesta, estiveram presentes representantes de mais de 25 instituições, na grande maioria universidades, de Espanha, Portugal, Argentina, Chile e Uruguai, e o objetivo principal foi identificar projetos em curso nas diferentes instituições e definir uma agenda de atividades da Rede, com foco na comemoração do V Centenário da viagem de circum-navegação, que será celebrado entre 2019 e 2022.

O evento contou também com a presença da Secretária de Estado do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia de Portugal, o Cônsul de Portugal na Andaluzia, o Presidente da Missão para as Comemorações do V Centenário de Portugal e o Secretário da Comissão Nacional das Comemorações de Espanha, entre outras individualidades.

A UTAD, que acolheu a primeira reunião desta Rede em janeiro de 2017, esteve representada pelo Vice-Reitor para o Planeamento e Internacionalização, Artur Cristóvão, e pelo Presidente da Escola de Ciências da Vida e Ambiente, Artur Sá, que na ocasião apresentaram a Universidade e também propostas de projetos conjuntos.

O III Encontro está previsto para março de 2019, nas Universidades de La Laguna e Las Palmas, nas ilhas Canárias.