A UTAD vai participar no programa de mobilidade entre os membros da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP). Recentemente aprovado, este programa tem em vista a circulação de estudantes e o respetivo reconhecimento dos créditos realizados.

O programa exige a existência prévia de protocolos de cooperação entre as instituições parceiras, pelo que cada instituição membro da AULP oferecerá duas vagas de mobilidade por semestre. Os estudantes admitidos terão isenção de propinas, apoio na alimentação e alojamento nas residências universitárias na instituição de acolhimento. Os interessados podem submeter uma candidatura por semestre, onde poderão indicar até três instituições de ensino superior, por ordem de preferência.

A Associação das Universidades de Língua Portuguesa é uma ONG internacional que promove a cooperação e troca de informação entre instituições de ensino superior. Tem mais de 130 membros dos oito países de língua oficial portuguesa – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor – e Macau (RAEM). Tem como missão facilitar a comunicação entre os membros em prol do desenvolvimento coletivo do ensino e da língua portuguesa no mundo.