A Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD), vai equipar uma habitação das Residências Universitárias Além-Rio com tecnologia que vai permitir aumentar a qualidade de vida e independência de um aluno de doutoramento tetraplégico, que apresentou esta proposta na segunda edição do Prémio Capacitar, atribuído pela AAUTAD.

A AAUTAD instituiu este prémio em 2017, através do seu Gabinete de Inclusão Social, que, através de um concurso, premeia com mil euros, um projeto que vise “uma vida melhor e mais adaptada a pessoas portadoras de deficiência”.

Segundo António Vasconcelos, presidente da AAUTAD; “Este concurso, por si só, permite o desenvolvimento de ideias que podem ajudar as pessoas portadoras de deficiência a ter uma vida mais adaptada, mesmo que o valor monetário não seja avultado, é o suficiente para fazer alavancar boas ideias e bons conceitos”.

Este ano, o projeto vencedor foi o “Resibótica 09”, apresentado por André Coelho e Márcio Martins, que está a realizar um doutoramento em informática e sofre de uma deficiência severa, com uma tetraplegia provocada por uma queda quando tinha 16 anos.

Apesar de considerar que as Residências Universitárias Além-Rio apresentam condições acima da média para pessoas com mobilidade reduzida, ainda há muito a fazer para conseguir ter uma maior autonomia. Márcio Martins refere coisas simples como “abrir a persiana de manhã, desligar uma luz, abrir e fechar portas, ligar e desligar aquecedores e tomadas”, tarefas que constituem um constrangimento, mas que podem ser facilmente resolvidas, “utilizando e adaptando tecnologias bastante simples e acessíveis”.

Estas pequenas tarefas poderão fazer uma “grande diferença” na vida do académico, que depende de terceiros para realizar estas tarefas, deixando-o dependente de terceiros para concretizar simples gestos, mas que fazem a diferença na sua qualidade de vida e autonomia.

O projeto “Resibótica 09” foi o segundo projeto a ser premiado pela AAUTAD, através do Prémio Capacitar e será colocado em prática dentro em breve.

Fonte: AAUTAD