Tendo como anfitriã a Universidade de Las Palmas de Gran Canaria, decorreu, nos dias 19 e 20 de maio, o II Encontro Internacional de Reitores do Grupo Compostela de Universidades (GCU), que contou com a presença, em representação do Reitor da UTAD, do Vice-Reitor para a Internacionalização, Gonçalo Fernandes.

Este encontro, que teve como tema central de debate “Universidade, Território e Turismo Sustentável”, reuniu 16 universidades, provenientes da Polónia, República Eslovaca, Espanha, México, Portugal, El Salvador e Reino Unido.

De referir que o Grupo Compostela de Universidades foi criado em 1994 e desde então não parou de crescer, agregando atualmente mais de 60 universidades em todo o mundo, sobretudo na Europa e América Latina, mas também na Ásia, afirmando-se como associação internacional de instituições de Ensino Superior sem fins lucrativos. Todos os membros do Grupo compartilham os valores da cooperação e solidariedade veiculados pelo Caminho de Santiago. Honrando estes valores, o objetivo do Grupo Compostela de Universidades é promover a colaboração e o diálogo em todas as áreas do Ensino Superior, convicto de que a diversidade e o multiculturalismo são elementos- chave do perfil das universidades do século XXI. O GCU foi em 2019 reconhecido pelo Estado Espanhol como instituição de utilidade pública, pela transparência na gestão, papel ativo na busca da excelência no Ensino Superior e trabalho de divulgação do património cultural por meio das suas atividades e iniciativas.

A participação da UTAD no GCU, desde 2020, abre relevantes oportunidades para o envolvimento da academia em projetos diversos, desde as mobilidades de trabalhadores e estudantes, à investigação, formação e cultura.