A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) promove, hoje, a 2ª edição do “International Day”, uma iniciativa de partilha glocal de sabores e saberes que vai juntar mais de duzentos participantes.

A ‘mise en place’ acontece nas bancadas do Kitchen Lab, desde as 8h, pelas mãos dos estudantes internacionais. Cumprindo os preceitos da tradição gastronómica dos seus países de origem, vão confecionar 22 pratos: Moamba de Galinha [Angola]; Beijinho; Brigadeiro; Pão de Queijo [Brasil]; Komiška pogača [Croácia]; Torrijas [Espanha]; Quiche de Alho Francês; Quiche Lorraine; Tarte Tatin [França]; Mousakas [Grécia]; Caldo Mancarra [Guiné-Bissau]; Kotlet [Irão]; Tiramisú [Itália]; Pastilla; Tajin [Marrocos]; Caril de Amendoim (com couve); Caril de Amendoim (com frango) [Moçambique]; Jollof [Nigéria]; Dumplings [Polónia]; Sarmale [Roménia] e Çiğ köfte; Şekerpare [Turquia]. Todas as receitas estão disponíveis no ebook ‘UTAD International Day 2023’.

Depois da maratona de oito horas a confecionar e empratar, seguir-se-á a degustação destes saberes e sabores no University Center, a partir das 17h. A animação cultural, com capoeira e música étnica, também fará parte do cardápio do “UTAD International Day”.

Texto: Patrícia Posse