Partilhe

[Imprimir]

 A inovação produzida na UTAD volta a ser reconhecida. A “Pimenta dos Vinhedos”, uma compota confecionada a partir de um vinho com defeito, foi distinguida com o prémio Empreende@VillaJovem, atribuído pela Câmara Municipal de Vila Real. 

Premiar e ajudar na implementação de projetos inovadores é o objetivo deste concurso municipal, que distingue o talento juvenil. Gustavo Almeida e Evellin Machado são os criadores da “Pimenta dos Vinhedos” e receberam, esta tarde, um cheque no valor de cinco mil euros.

“Estamos muito felizes com a conquista deste prémio. Empenhámo-nos muito neste projeto e é ótimo ver o nosso esforço e dedicação serem reconhecidos. Esta notoriedade permite-nos desenvolver ainda mais esta nossa ideia de negócio”, afirmou Evellin Machado.

Ao introduzir uma novidade no paladar, esta compota promete manter-se leal a uma visão sustentável, que trabalha em direção a um mundo sem desperdício. “Pretendemos aproveitar os vinhos com defeitos e transformá-los num novo produto, valorizando todas as suas características e vantagens de consumo e mais importante, evitar o seu descarte prematuro”, acrescenta.

No futuro, Gustavo e Evellin pretendem dar um novo impulso a este projeto, comercializando a “Pimenta dos Vinhedos” em alguns locais da cidade de Vila Real, em feiras gastronómicas e eventos.

Esta compota, feita com vinho e pimenta, nasceu numa sala de aula da UTAD. “Fomos capazes de pensar e desenvolver o nosso projeto com as competências que adquirimos ao longo do curso de Genética e Biotecnologia”, referiu Gustavo Almeida.

Este não é o primeiro prémio que a Pimenta dos Vinhedos ganha, tendo já conquistado o segundo lugar no Concurso Inov@UTAD, onde ganharam 1500 euros para investirem no projeto.

Texto: Joana Costa