foto dia internacional da utad

A dieta mediterrânica vai cruzar-se com os sabores orientais, os aromas durienses vão misturar-se com o cheiro intenso das especiarias, as experiências interculturais vão da bancada da cozinha ao atelier ao ar livre. Este é o cardápio que a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vai apresentar na 3ª edição do “International Day”. A 15 de maio, o campus da academia transmontana será epicentro de sabores e saberes globais.

“Estudar e viver num ambiente multicultural, inclusivo e global é uma experiência que, enquanto destino universitário em Portugal, queremos assegurar. O ‘UTAD International Day’ é um evento de partilhas que valoriza as bagagens culturais dos nossos estudantes, nacionais e internacionais, dando a conhecer os seus laivos identitários a outros membros da comunidade académica e da comunidade local”, refere o vice-reitor para a Internacionalização, Luís Ramos.

Nesta 3ª edição, Moçambique será o país convidado no “UTAD International Day”, mostrando como a sua cultura tem ingredientes, ritos e tradições que resultarão em pratos típicos como a matapa e as badjias, em jogos tradicionais como o Maflex e o Ntxuva. “A partir de agora, teremos um país convidado a cada edição, destacando e valorizando a riqueza cultural e humana de cada um deles. Começar por um país africano como Moçambique tem uma enorme carga simbólica, porque a UTAD tem África no seu ADN. Muitos dos seus antigos, e alguns dos atuais, docentes têm raízes africanas e, em particular, moçambicanas e não podemos nem queremos ignorar essas raízes”, explica o vice-reitor para a Internacionalização.

Da Colômbia a Timor-Leste, de França ao Paquistão, haverá petiscos e doces de mais de duas dezenas de países. O receituário global vai ser reinterpretado pelos estudantes internacionais no Kitchen Lab. Depois de confecionadas, as iguarias serão apresentadas e degustadas no University Center, a partir das 19h, onde se esperam mais de trezentos participantes.

O “UTAD International Day” será, também, uma miscelânea lúdico-artística, com jogos interculturais, atividades de animação, ritmos étnicos e uma exposição inédita. A participação no evento é gratuita, mas os interessados deverão inscrever-se até ao dia 14 de maio.

Texto: Patrícia Posse

ODS 4 ODS 10 ODS 17