foto alunos de moçambique a cozinhar para o UTAD international day

Partilhe

[Imprimir]

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) promove o “International Day”, uma iniciativa que cruza sabores e saberes globais no campus. Nesta 3ª edição, Moçambique é o país convidado, mostrando como a sua cultura tem ingredientes, ritos e tradições que resultarão em pratos típicos como a matapa e as badjias, e em jogos tradicionais como o M’pale e o Ntxuva.

Já está em curso a ‘mise en place’ pelas mãos dos estudantes internacionais, uma vez que serão produzidas 45 receitas (entradas, pratos e sobremesas) originárias de 23 países. Por estes dias, as bancadas do Kitchen Lab têm sido território de tradições gastronómicas e partilhas interculturais. Os estudantes da UTAD têm respeitado o receituário dos seus países de origem para confecionar diversas iguarias: Mufete e Paracuca [Angola]; Bourek; Couscous; Metawem e Tadjine Lahlou [Argélia]; Apfelstrudel [Áustria]; Pão de Queijo; Cuscuz Nordestino; Beijinho e Brigadeiro [Brasil]; Cachupa e Gelado de Camoca [Cabo Verde]; Sweet Dumplings [Chéquia]; Aborrajados e Arepas [Colômbia]; Bolom de Verde [Equador]; Arroz com Leche [Espanha]; Croque Madame [França]; Pastitsio e Portokalopita [Grécia]; Caldu di Tcheben e Sumo de Cabaceira, Veludo e Alfarroba [Guiné-Bissau]; Chicken Biryani [Índia]; Parmigiana di Melanzane e Tiramisú [Itália]; Msemmen; Pastilla; Seffa e Ghriba [Marrocos]; Badjias; Matapa e Frango à Zambeziana [Moçambique]; Chicken Salad e Fried Rice [Nigéria]; Kheer; White Chicken Handi e Dahi Bhalle [Paquistão]; Rosól [Polónia]; Moelas e Bolos de Bacalhau [Portugal]; Ba Batar daan Nian e Pudim Lakeru Nian [Timor-Leste]; Kafteji [Tunísia]; Baklava [Turquia]. O empratamento final arrancará às 16h e seguir-se-á a degustação destes sabores do mundo no restaurante Panorâmico, a partir das 19h, devidamente harmoniza com os néctares da Região Demarcada do Douro.

 

Cardápio lúdico-artístico

O programa do “UTAD International Day” começa às 14h com “Ligações para a Vida numa Tela de Todos”, uma atividade artística dinamizada por Carlos Ortega García e integrada na exposição “Apilarnos”. Recorrendo a suportes e materiais não convencionais e à participação comunitária, o pintor colombiano que desafiar os participantes a usufruir “da liberdade de interpretar, de comunicar ou simplesmente de fazer parte de algo”. Entre as 16h e as 18h, haverá ainda jogos interculturais.

Texto: Patrícia Posse

ODS 4 ODS 10 ODS 17