Decorreu na UTAD, a 15 de maio, o seminário “Comunicar com Humor, Gerir com Rigor”, organizado pelos alunos dos Cursos de 2º Ciclo em Gestão, especialização em Gestão Empresarial, e Gestão de Serviços de Saúde, no âmbito da disciplina de Seminário, orientados pelos Professores Carla Marques, Maria José Rainho e Vitor Rodrigues.

O seminário, que contou com 168 participantes, teve a presença na mesa de abertura do Vice-reitor para o Ensino da UTAD, o Vereador do Desporto e Educação da Câmara Municipal de Vila Real, o Presidente da Escola de Ciências Humanas e Sociais, o Diretor do Departamento de Economia, Sociologia e Gestão e o Administrador da CHTMAD, EPE. A mesa referiu o caracter inovador e essencial da temática escolhida para este Seminário, reforçando a importância de uma boa comunicação tanto na vida pessoal como profissional, contando experiências vividas.
A palestra de abertura foi da responsabilidade de João Aragão e Pina, professor no ISCTE-IUL e autor do Livro “Comunicar com humor: profissionalismo ou insensatez?”. O painel da manhã teve como tema “A influência da Comunicação no Sucesso das Organizações” e contou com a presença dos seguintes oradores: João Cotta, CEO da Controlvet, SGPS, SA e Jorge André Cardoso, Diretor Clínico da ORA. A manhã terminou com a peça de Teatro “O apagamento total dos números”, monólogo de Jorge França (médico pediatra no CHTMAD (unidade de Chaves).
No painel da tarde, “Divertir para Comunicar”, intervieram os seguintes oradores: Rui Santos da ESRI Portugal, Mª Rosário Águia, Educadora de Infância do CHTMAD (Unidade de Chaves), Mark Maketburg, Fundador da Operação Nariz Vermelho. O seminário terminou com a oradora Joanne Helms, Fundadora do Yoga do Riso em Portugal, que proporcionou ao público exercícios de terapia do riso, fazendo com que todos saíssem a sorrir, tendo interiorizado a importância da comunicação para práticas de melhor gestão, em que o humor pode ser uma ferramenta para o aumento do bem-estar pessoal, melhorando consequentemente, o ambiente no trabalho e o desempenho.