Jorge Dias e Olga Martins, dois ex-alunos da UTAD, foram distinguidos pelo Presidente da República em cerimónia realizada no Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, a 18 de fevereiro.
Jorge Dias, formado em Engenharia Agrícola pela UTAD e atual presidente da empresa Gran Cruz, recebeu o grau de “Comendador da Ordem do Mérito Empresarial na classe do mérito agrícola”.
Olga Martins, formada em Enologia pela UTAD, foi distinguida com o grau de “Oficial da Ordem do Mérito Empresarial na classe do mérito agrícola. Olga Martins é CEO da empresa Lavradores de Feitoria, empresa que venceu o Prémio Douro Empreendedor em 2014 na categoria “empresas com mais de dois anos”.
Nesta cerimónia de agraciamento de personalidades da vitivinicultura​, foram também distinguidos:  Álvaro Castro, Anselmo Mendes, Sandra Tavares da Silva, Paul Symington e Dirk Niepoort, estes últimos haviam sido distinguidos como Personalidade Emblemática do Douro pelo Prémio Douro Empreendedor em 2013 e 2014, respetivamente.
O prémio Douro Empreendedor é uma iniciativa da Rede Empreendouro, da qual a UTAD é membro.​