Partilhe

[Imprimir]

Do corpo de especialistas desta fundação faz parte Ana Paula Vale, docente da UTAD.

Um protocolo entre a Fundação Belmiro de Azevedo – EDULOG e o PNL2027 foi assinado no inicio de outubro com vista ao desenvolvimento do Projeto “LER – Leitura e Escrita: Recursos”, o qual pretende contribuir para a melhoria do desempenho na leitura e escrita.

Este projeto propõe-se aproximar a ciência à prática pedagógica para agregar, traduzir e organizar informação numa plataforma digital. Através do esforço de peritos, educadores e professores pretende-se comunicar de forma clara e intuitiva, com vista ao melhoramento da forma como se ensina a ler e escrever.

“No seu dia-a-dia, educadores e professores têm de escolher a abordagem que julgam mais eficaz para ensinar a ler e escrever, mas há inúmeras barreiras que dificultam uma tomada de decisão informada: há muita informação, dispersa por múltiplas fontes; uma significativa parte das pesquisas relevantes são divulgadas estritamente em publicações académica e científicas; os conceitos científicos, modelos teóricos e dados nem sempre são fáceis de interpretar.”

A EDULOG conta com um corpo de especialistas nas áreas da educação e da psicolinguística, entre estes Ana Paula Vale da UTAD; José Morais da Universidade Livre de Bruxelas; Isabel Leite da Universidade de Évora; Isabel Alçada da Escola Superior de Educação de Lisboa; Fernanda Leopoldina Viana e Iolanda Ribeiro, da Universidade do Minho; Rui Alves e São Luís Castro da Universidade do Porto; Alexandra Reis e Luís Faísca da Universidade do Algarve; e Tânia Fernandes da Universidade de Lisboa.

Nota biográfica de Ana Paula Vale

Ana Paula Vale é Professora de Psicologia da Linguagem e de Perturbações do Desenvolvimento Neurocognitivo nos cursos de Psicologia da UTAD. Foi diretora da Licenciatura e dos Mestrados de Psicologia na UTAD. Realiza investigação na área da linguagem, da leitura/escrita e da dislexia, tendo sido Investigadora Principal, e membro de equipas, de projetos financiados pela FCT. É consultora em projetos internacionais na área do desenvolvimento da linguagem e da leitura. É coordenadora científica da Unidade de Dislexia, unidade de investigação e de extensão universitária que criou na UTAD. Obteve em 2011 o prémio Seeds of Science, Ciência Hoje, pela investigação em Dislexia. Em 2013 obteve, como membro da equipa, o 9.º Prémio CEGOC pela criação da “Bateria de Avaliação da Leitura”.

Mais informação em : https://www.edulog.pt/peritos