Foto: UTAD vai preparar alunos do Secundário para Exames Nacionais de Matemática

​A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vai realizar no próximo dia 8 de outubro (quarta-feira), pelas 15h30, na Aula Magna, a cerimónia de abertura do novo ano académico, com uma visão renovada de uma Eco-Universidade que procura dar respostas aos grandes desafios societais contemporâneos, focada no desenvolvimento sustentável da Região, do País e do Planeta.
Na cerimónia, intervirão o reitor, António Fontainhas Fernandes, o presidente da Associação Académica, Pedro Romeu, e a escritora Lídia Jorge, oradora convidada, que proferirá uma intervenção temática intitulada “Proposta Antiga para Sempre”.
Esta abertura oficial contempla ainda, pelas 17h, na galeria da Biblioteca Central, a abertura de uma exposição de desenhos de Abel Salazar.
É de assinalar que o novo ano académico, que abre as portas a 1241 novos alunos matriculados no 1º ano, vem marcado por mudanças no ensino superior, que transportam para a UTAD alguns sinais de uma discriminação positiva para as regiões do interior há muito reclamada pela instituição, como é o caso do Programa “+ Superior”.
Serão também acolhidos novos alunos ao abrigo do Programa “Retomar” (regresso ao ensino superior de estudantes que pretendam completar formações anteriormente iniciadas ou realizar uma formação diferente) e conhecidos os efeitos das medidas tomadas pela UTAD visando isenção de propinas a alunos, como é o caso do curso de Ciências Florestais.
NImp