A candidatura do projeto Universidade do Norte Extension School (U.NorteX.PT), submetida ao concurso nº2/SAMA/2016, foi recentemente aprovada.

A U.NorteX.PT tem como objetivos o desenvolvimento de uma infraestrutura comum para a educação a distância, que permita a produção e oferta de MOOCs (Massive Open Online Course) e outros modelos de formação oferecidos em regime de e-learning e b-learning, integrados nos sistemas de gestão académica das instituições envolvidas, a capacitação e desenvolvimento dos recursos e equipas técnicas locais com um padrão comum, para desenvolver cursos de formação a distância e apoiar a lecionação, o desenvolvimento de salas “certificadas” para exames online e presenciais.

Com um padrão comum aceite pelas três instituições da UNorte.pt (UTAD, UMinho e UPorto), o desenvolvimento de programa de formação comum (pedagógica e tecnológica) é destinado a técnicos e docentes das três universidades, ao desenvolvimento de regras comuns para a creditação interinstitucional de MOOCs e a outros cursos de educação a distância, realizados pelos estudantes das universidades do consórcio na plataforma da U.NorteX.pt.

Nesta âmbito vai ainda ser criado um catálogo da oferta formativa da U.NorteX.pt em educação a distância, incluindo um portefólio destinado à formação à medida para empresas,  o desenvolvimento de acordos de cooperação para a internacionalização de programas de formação em regime de educação a distância, que permitam a estudantes de países lusófonos realizar unidades curriculares oferecidas pela U.NorteX.pt e creditá-las nos seus percursos académicos locais.

A U.NorteX.PT é uma candidatura conjunta das três universidades do consórcio da Universidade do Norte, encabeçada pela Universidade do Porto, com um valor total de cerca de 1360 mil euros, correspondendo à UTAD 254 mil euros.