Partilhe

[Imprimir]

Uma oportunidade para partilhar as lições aprendidas no projeto europeu de Educação para o Pensamento Crítico

Na qualidade de coordenadora do projeto Europeu CRITHINKEDU “Critical Thinking across the European Higher Education Curricula”, a UTAD foi convidada pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) a partilhar com representantes de Instituições do Ensino Superior  de todo o mundo as lições aprendidas no âmbito deste projeto.

O encontro deu-se nos dias 6 e 7 de setembro, em Paris, numa iniciativa do seu Centro de Pesquisa e Inovação Educacional, a reuniu delegações e representantes de diversos países a nível internacional com o objetivo de apresentar o seu mais recente projeto no domínio do Ensino Superior, intitulado  “Fostering and assessing students’ creative and critical thinking skills in higher education”.Este projeto plurianual, focado no desenvolvimento profissional dos docentes das IES, visa construir uma comunidade internacional de prática e investigação em torno do ensino, da aprendizagem e da avaliação da criatividade e do pensamento crítico no Ensino Superior.

Caroline Dominguez, da UTAD e coordenadora do projeto CRITHINKEDU, partilhou as suas reflexões com os participantes numa apresentação intitulada “Lições aprendidas com o projeto CRITHINKEDU”, divulgando a experiência e resultados obtidos até agora no seio deste projeto.  O encontro representou uma excelente oportunidade para divulgar o que a UTAD tem vindo a desenvolver neste domínio, proporcionando o contacto e a partilha com várias universidades estrangeiras comprometidas em desenvolver a capacidade dos seus docentes em promover, de uma forma sistemática e explícita, o Pensamento Crítico nos seus alunos.