Partilhe

[Imprimir]

Nos dias 26 e 27 de Março o Núcleo de Estudantes de Psicologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro realizou as I Jornadas de Psicologia, com o objetivo de dar aos alunos uma visão do mercado de trabalho mais abrangente transmitida por profissionais das diferentes áreas da psicologia. O Evento contou com especialistas nacionais e internacionais em diferentes campos da psicologia.

Dentro dos temas abordados nestes dois dias estiveram em destaque as dependências nas novas tecnologias, a psicologia comunitária, os processos cognitivos no processamento da informação, a relação entre a psicologia e a justiça, as emoções em contexto social, entre outros temas, e ainda a apresentação de dois livros.

No dia 26 foi apresentado, por Otília Monteiro Fernandes, da UTAD, o livro “Gestão de Conflitos na Escola” da autoria de Pedro Cunha e Ana Paula Monteiro. Este livro inaugura a Coleção Conflito, Negociação e Mediação, a qual terá um livro por ano dedicado à gestão de conflitos. Dedicado ao contexto educativo, apresenta a ligação entre os conceitos teóricos e a intervenção prática, com 22 atividades de implementação.

Sinopse
A escola partilha um conjunto de características que acarretam tensões e conflitos. O desafio atual passa por desenvolver uma educação para a convivência e para a gestão construtiva das conflitualidades, no sentido de se construir uma cultura de paz e de salutar convivência. Tendo por base esta perspetiva e pretendendo contribuir para a construção de uma cultura de paz nas escolas, o presente livro adota uma abordagem teórica e prática, tratando diferentes temas referentes à gestão construtiva de conflitos em contextos de educação, enriquecida com 22 atividades de implementação. Constitui-se como um instrumento útil para um leque alargado de leitores, tais como Professores, Educadores, Psicólogos, Assistentes Sociais, Sociólogos, Formadores, Estudantes do Ensino Superior e todo um conjunto de outros profissionais interessados nos temas por ele abordados, oferecendo-lhes a possibilidade de melhorarem as suas competências de gestão dos mesmos e de serem mais bem sucedidos na sua vida profissional e pessoal.

No dia 27 foi também apresentado o livro “Crime, Desvio e Risco na Adolescência da autoria de José Soares Martins e Margarida Simões

Sinopse
A adolescência é um período vital e critico no processo de socialização do ser humano. Representa uma etapa em que comportamentos, atitudes e aprendizagens – cognitivas, emocionais ou comportamentais – são determinantes nas configurações da vida coletiva que pretendemos projetar no futuro. O modo como se intervém e resolvem os constantes desafios individuais, familiares e comunitários que a adolescência coloca, exige uma compreensão holística e aprofundada da realidade para que práticas e intervenções esclarecidas permitam respostas adequadas a problemas concretos.
Este livro, reunindo contributos de vários especialistas, é um relevante apoio e instrumento de trabalho para profissionais e futuros profissionais cuja área de intervenção seja o serviço social, a criminologia, a psicologia clínica, o universo jurídico e a sociologia criminal, entre outras, na construção de respostas superadoras e reparadoras dos desvios e obstáculos com que jovens se deparam no seu processo de desenvolvimento